Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

Pré-requisitos
ÁREA ESCOLARIDADE LIMITES DE IDADE
Geral/ Aviação Possuir Ensino Médio completo, ou estar cursando a 3ª Série do Ensino Médio. De 17 a 24 anos
Música Possuir Ensino Médio completo, ou estar cursando a 3ª Série do Ensino Médio;
Estar habilitado em um dos instrumentos oferecidos no edital.
De 17 a 26 anos
Saúde Possuir Ensino Médio completo;
Possuir o curso Técnico de Enfermagem;
Possuir registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).
De 17 a 26 anos

 

O que você vai cursar: 1º ano do Curso de Formação e Graduação de Sargentos nas diversas organizações militares espalhadas pelo Brasil. Se concluir o 1º ano com aproveitamento, prosseguirá para a Escola de Sargento das Armas (ESA) ou Escola de Sargento de Logística (EsSLog) ou para o Centro de Instrução e Aviação do Exército (CIAvEx), dependendo da especialidade que escolher, onde após a conclusão do 2º ano do Curso será declarado 3º Sargento do Exército.

Sobre a EsSA

A Escola de Sargentos das Armas é o Estabelecimento de Ensino de Nível Superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro, responsável pela formação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

A estrutura é composta de alojamentos, refeitórios, salas de aula, laboratório, espaço cultural, biblioteca, auditório, posto médico, capelania, parque de pontes e uma extensa área desportiva constituída por ginásios, campo de futebol, pista de atletismo, piscina, campo de polo, pista hípica e pista de corda. Possui dois campos de instrução, um deles a cerca de 40 km de Três Corações-MG.

Benefícios
Salário enquanto aluno
Assistência médica e odontológica para o militar e para a família
Estabilidade
Moradia
Colégio militar para os filhos
Possibilidade de missões internacionais
Alimentação em serviço
Possibilidade de participação em competições olímpicas
Porte de arma de fogo
Auxilio-pecúlio
Concurso de Admissão

O concurso é composto por exame intelectual, valoração de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e comprovação de requisitos biográficos.

É realizado simultaneamente em várias localidades do território nacional, selecionando os candidatos que demonstrarem possuir capacidade intelectual, conhecimentos fundamentais, vigor físico e condições de saúde que lhes possibilitam acompanhar os estudos e suportar os esforços exigidos durante a realização do Curso.

As etapas da primeira fase do concurso (exame intelectual, valoração de títulos, inspeção de saúde e exame de aptidão física preliminar) geralmente ocorrem nos meses de julho a dezembro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentarem nas Unidades de Ensino Tecnológico do Exército (UETE) em janeiro do ano seguinte, a fim de se submeterem à segunda fase do concurso.

Para inscrições e maiores informações: http://www.esa.eb.mil.br/

Fases do Concurso

O concurso de admissão para matrícula nos CFGS tem as seguintes fases:

  1. a) 1ª fase, é composta pelas seguintes etapas:
  • Exame intelectual (EI), para todos os candidatos inscritos de caráter eliminatório e classificatório;
  • Valoração de títulos, da qual participarão apenas os candidatos aprovados no EI, de caráter classificatório. O candidato que não entregar títulos não será eliminado e participará normalmente das etapas subsequentes do CA;
  • Exame de habilitação musical, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos da área Música aprovados no EI e classificados dentro das vagas destinadas aos naipes, bem como aos incluídos na majoração que forem convocados pela ESA para continuarem no CA;
  • Inspeção de saúde (IS),de caráter eliminatório, esta inspeção se destina aos aprovados no EI e classificados dentro das vagas destinadas às áreas, bem como aos incluídos na majoração que forem convocados pela ESA para continuarem no CA; e
  • Exame de aptidão física preliminar,de caráter eliminatório, para os candidatos de todas as áreas, aprovados no EI e aptos na IS.
  1. b) 2ª fase (de caráter eliminatório): revisão médica, exame de aptidão física definitivo, comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos e comprovação através da heteroidentificação para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição e tenham indicado em campo especifico que pretendem concorrer para o sistema de reserva de vagas.
Exame de Aptidão Física
Geral, Aviação e Saúde
1º dia 2º dia
CORRIDA DE 12 MINUTOS FLEXÃO DE BRAÇOS NA BARRA FIXA FLEXÃO DE BRAÇOS SOBRE O SOLO ABDOMINAL  SUPRA
Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino
2.450 m 2.100 m 3 1 21 12 30 27

 

Música
1º dia 2º dia
CORRIDA DE 12 MINUTOS FLEXÃO DE BRAÇOS SOBRE O SOLO ABDOMINAL SUPRA
Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino
2.350 2.000 19 10 30 27

 

Durante a realização do EAFP, será permitido ao candidato executar até 2 tentativas para cada uma das tarefas, com intervalo entre estas de uma hora para descanso (sem qualquer atividade física), excetuando-se a tarefa de corrida de 12 min, cuja segunda tentativa será realizada com intervalo de 48 horas, ou seja, no dia seguinte ao segundo dia do EAFP.

Assista ao vídeo explicativo

Voltar | Página inicial

Avenida Brasil, 1664 - Guanabara - Campinas - SP [ MAPA ]

SALA DE MATRÍCULAS

19 99907.0707

COORDENAÇÃO

19 97134.4981

FINANCEIRO

19 99801.4419

Copyright © 2020 - Arsenal Cursos. Todos os direitos reservados.