Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx

Sobre a EsPCEx

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada na cidade de Campinas-SP, é o estabelecimento de ensino militar responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais do Exército Brasileiro.

Ao concluir o primeiro ano com aproveitamento, você prossegue para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende-RJ, onde estuda por mais 4 anos, até ser declarado Aspirante a Oficial das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro. As armas disponíveis são Infantaria, Cavalaria, Artilharia e Comunicações.

A Infantaria define o combate a pé, aquele capaz de deslocar-se por qualquer tipo de região e que conquista, ocupa e mantém o terreno, em operações ofensivas e defensivas. Pela variedade de missões o infante também tem suas especializações, tais como selva, montanha, paraquedista, blindado, etc. A Cavalaria reconhece e combate com viaturas mecanizadas ou blindadas.

A Artilharia complementa a missão da Infantaria e da Cavalaria através do apoio de fogo de seus obuses, canhões, foguetes e mísseis. As Comunicações, como o nome já diz, permitem a manutenção da conexão entre as armas no campo de batalha.

O Quadro de Material Bélico rata das atividades gerais de manutenção dos equipamentos bélicos da Força, incluindo suas viaturas. O Serviço de Intendência trabalha junto às necessidades de suprimento e sanitárias da Força.

Todos os alunos que ingressam na EsPCEx e se formam na AMAN podem encerrar suas carreiras no Exército no posto de Coronel do Exército Brasileiro. Aqueles que escolhem uma das quatro armas concorrem às vagas de oficial superior podendo chegar ao posto de General de Brigada, General de Divisão ou General de Exército.

A partir de 2012, a EsPCEx passou a ser uma instituição de ensino de nível superior. Por essa diretriz, o curso de Bacharel em Ciências Militares passou a durar cinco anos, sendo o primeiro deles na EsPCEx e os quatro restantes na AMAN.

Também a partir de 2012, a EsPCEx passou a adotar, como método de educação, o Ensino por Competências. Foi a escola pioneira do Exército Brasileiro a implantar essa metodologia, que busca contextualizar o conhecimento, integrando os conteúdos programáticos das diversas disciplinas em situações-problema, obrigando o aluno a refletir e solucioná-los de forma sistêmica e integralizada.

Na metodologia do Ensino por Competências, os professores buscam desenvolver nos alunos a capacidade de encontrar soluções ideais e em curto prazo para resolver situações-problema mobilizando simultaneamente conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e experiências.

​Pré-requisitos

Idade mínima e idade máxima: o candidato deve ter no mínimo 17 anos e no máximo 22 anos completados até 31de dezembro do ano de matrícula.

Escolaridade para admissão: ter concluído o ensino médio.

O que você vai cursar: ensino superior, sendo o primeiro ano em Campinas-SP e os outros quatro em Resende-RJ.

Benefícios
Salário enquanto aluno
Assistência médica e odontológica para o militar e para a família
Estabilidade
Moradia
Colégio militar para os filhos
Possibilidade de missões internacionais
Alimentação em serviço
Possibilidade de participação em competições olímpicas
Porte de arma de fogo
Auxilio-pecúlio
Concurso de Admissão

  O concurso de admissão é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.

As provas do exame intelectual, geralmente ocorrem em meados de setembro. O exame de aptidão física e a inspeção de saúde ocorrem em janeiro. Ao ser aprovado, você faz sua matrícula e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de aluno da EsPCEx.

Para inscrições e maiores informações: http://www.espcex.ensino.eb.br/

Exame Intelectual

  É composto de uma prova de 8 disciplinas que ocorre em dois dias. No primeiro dia, você fará a prova de Português com 20 questões objetivas e peso 2; Redação (questão discursiva); Física com 12 questões objetivas e peso 1 e Química com 12 questões objetivas e peso 1.

No segundo dia, você fará a prova de Matemática com 20 questões objetivas e peso 2; Geografia com 12 questões e peso 1; História com 12 questões e peso 1 e Inglês com 12 questões e peso 1.

Exame de Aptidão Física
1º dia 2º dia
CORRIDA DE 12 MINUTOS FLEXÃO DE BRAÇOS NA  BARRA FIXA FLEXÃO DE BRAÇOS SOBRE O SOLO ABDOMINAL SUPRA
Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino
2.450 m 2.100 m 3 1 21 12 30 27
Cada tarefa pode ser realizada duas vezes, sendo a segunda tentativa da corrida realizada no dia seguinte ao da primeira.
Assista ao vídeo explicativo

Voltar | Página inicial

Avenida Brasil, 1664 - Guanabara - Campinas - SP [ MAPA ]

SALA DE MATRÍCULAS

19 99907.0707

COORDENAÇÃO

19 97134.4981

FINANCEIRO

19 99801.4419

Copyright © 2020 - Arsenal Cursos. Todos os direitos reservados.